Indicação de livro: O Menino do Pijama Listrado

Escrito por John Boyne, o livro conta a história de Bruno. Um menino de nove anos que vê sua vida destruída quando é obrigado a mudar-se de Berlim, devido ao trabalho do seu pai. Trabalho o qual o menino nunca soube dizer exatamente o que era, mas na verdade seu pai é um oficial alemão nazista. O pai muda com a família para uma casa localizada nas vizinhanças do campo de concentração Auschwitz, seguindo ordens de Hitler.
Bruno detesta sua nova casa que parece não ter ninguém. Distante de tudo, o menino vê-se entediado por viver ali. Através da janela o menino vê um lugar onde há pessoas engraçadas que usam somente pijamas listrados. Devido a sua ingenuidade, o menino não percebe que na verdade aquele é um campo de concentração e aquelas pessoas são na verdade judias.
Quando o menino resolve explorar (uma de suas atividades favoritas), ele vai até o campo de concentração e então vê um menino, que parecia ter mais ou menos a sua idade, porém era bem mais magro e tinha a cabeça raspada. Bruno descobre que o nome do menino é Shmuel. A partir desse dia eles criam uma amizade. A amizade mais estranha e verdadeira que Bruno algum dia teve.
Com o tempo o menino passa a ficar confuso devido a relação que as pessoas da sua família tem com as pessoas que usam pijamas listrados. Ele não consegue entender o porquê deles tratarem aquelas pessoas como se fosse uma doença, algo muito ruim. Bruno, que até então sempre admirava seu pai e o trabalho dele passa também a não entender porque o pai diz coisas horríveis a respeito daquelas pessoas e o porquê de proibi-lo de ir até lá.
O livro conta a linda amizade que um menino nazista cria com um judeu. E através da sua ingenuidade podemos ver os conflitos da Alemanha nazista. Vale a pena ler!



Gostaram? Espero que sim.




Xx, Gio.

0 comentários:

Postar um comentário